segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A importância do tratamento correto de resíduos industriais



A importância do tratamento correto de resíduos industriais

Entenda por que o tratamento correto de resíduos industriais vai além do cumprimento da legislação ambiental


A destinação correta dos resíduos deve fazer parte da rotina de empresas de todas as áreas. Esse tipo de preocupação começa com a elaboração de um plano de gestão de resíduos, que visa identificar todos os tipos de resíduos existentes na empresa, como efluentes industriais, efluentes sanitários, resíduos orgânicos, recicláveis e a destinação. Além da preocupação com o meio ambiente, que cada vez mais faz parte da pauta empresarial, há outras implicações para os negócios quando as empresas deixam de tratar seus resíduos.


1. Sustentabilidade

Além dos resíduos orgânicos e os recicláveis, indústrias podem produzir resíduos industriais líquidos poluidores. Seu descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água e contamina o meio ambiente.

2. Crime ambiental
O Decreto Estadual 8468 de 1976 e o Conama 357 são leis rígidas para o estado de São Paulo. O descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto sem tratamento é crime. Ou seja, quem pratica o ato está sujeito a autuações e multas de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público e, casos extremos, prisão dos responsáveis pelas empresas envolvidas. Quem tem a certificação ambiental ISO 14001 também pode perdê-la.

3. Prejuízo à Saúde
Os resíduos jogados nos rios poluem e prejudicam a vida de peixes e outros seres vivos e, consequentemente, interferem na rotina do ser humano, causando doenças e até a morte. Quantas crianças já não morreram de hepatites e de cólera? Falamos mais a respeito no artigo Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto.

4. Perda de financiamentos
Bancos exigem o licenciamento ambiental para financiar projetos, uma vez que também podem ser punidos se as obras financiadas prejudicarem o meio ambiente. Por exemplo, a Lei 6.938/81, artigo 12 prevê que é possível sanção administrativa por danos causados ao meio ambiente, resultando em perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento público.

5. Marketing verde
Os clientes começam a preferir empresas que dão valor ao meio ambiente e que priorizam a sustentabilidade. Empresas que enxergam isso, como a fabricante de cosméticos Natura, se diferenciam no mercado. Mas é importante frisar que não basta apenas criar a mensagem; é preciso que ela se reflita nas atitudes corporativas.

É por isso que investir em tratamento de resíduos compensa

É claro que o investimento na separação e no tratamento dos diferentes resíduos tem um custo, mas ele é irrisório quando comparado aos benefícios trazidos e aos problemas evitados. Abaixo sugiro algumas alternativas de tratamento e reaproveitamento de resíduos líquidos e sólidos em evidência atualmente:

É uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis, pois reproduz os fenômenos da natureza em menor tempo fazendo a degradação dos resíduos por meio de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas.

Quer saber mais a respeito? Conheça as etapas do tratamento biológico de efluentes.
Tratamento físico-químico de efluentes

É usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais.

Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.

Com isso, a carga orgânica das ETEs (estação de tratamento de efluentes) biológica é também diminuída.

Por último, as ETAs (Estações de Tratamento de Água) também usam o tratamento físico-químico para tornar a água potável.

Compostagem de resíduos orgânicos

Trata os resíduos orgânicos industriais, agroindustriais e agropecuários fazendo a reciclagem e reaproveitamento do resíduo, por meio da transformação das características do material em produtos ricos em nutrientes e úteis para outros segmentos como o fertilizante orgânico composto e o substrato para plantas, com qualidade e eficiência comprovadas.

Quer saber como esse processo é realizado? Veja mais em Como a compostagem é usada para fabricar fertilizante orgânico?

Como mostramos, há diversas formas de tratar os resíduos, pois há diversos tipos de resíduos gerados.

Sua empresa está preparada para cuidar dos resíduos gerados, além dos recicláveis?

Se ainda não estiver, está na hora de repensar sua gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resíduos ? Temos a Solução !!! Ligue (11) 4722-3991