sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Coleta de material perfurocortante



Coleta de material perfurocortante



A coleta de material perfurocortante é classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como parte essencial da gestão dos resíduos do Grupo E. Nesse grupo, estão incluídas não apenas as agulhas, mas todos os instrumentos e os objetos que apresentem arestas e bordas pontiagudas, afiadas ou rígidas, com potencial de corte ou perfuração.

Assim, toda empresa que trabalha com bisturis, lâminas de barbear, agulhas ou vidros quebrados devem realizar adequadamente a coleta de material perfurocortante; caso contrário, estão sujeitas à sanção, visto que a lei determina que a coleta de material perfurocortante é de responsabilidade da empresa que o utiliza.

OBRIGATORIEDADE DA COLETA DE MATERIAL PERFUROCORTANTE

Algumas das mais importantes normas referentes à coleta de material perfurocortante contemplam a sinalização deste tipo de resíduo. Identificar corretamente os produtos é fundamental para assegurar que a coleta e o descarte serão realizados sem comprometerem a segurança de pessoas e animais.

Além disso, vale destacar que, em muitos casos, a coleta de material perfurocortante também contempla a retirada de materiais contaminantes, que são comumente empregados na medicina e na saúde em geral para a realização de exames e procedimentos.

Assim, é importante também notar que um dos principais aspectos da coleta de material perfurocortante diz respeito à alocação destes resíduos em invólucros não violáveis, evitando que os materiais contaminantes extrapolem seus limites por meio de rupturas na embalagem, além de impedir o corte durante a manipulação.

Por isso, as embalagens empregadas para a coleta de material perfurocortante não podem ser utilizadas novamente e devem também ser destinadas a uma forma adequada de descarte que contemple os riscos de contaminação cabíveis. E para preservar a segurança, os recipientes são preenchidos parcialmente, sendo que um terço de seu volume total deve necessariamente permanecer livre.

SEGURANÇA NO DESCARTE DE PERFUROCORTANTES E CONTAMINANTES

A Global Soluções Ambientais atende empresas de todo o estado de São Paulo com o fornecimento de soluções para coleta e descarte de materiais perfurocortantes, de resíduos com alto potencial de contaminação e de medicamentos. Seu trabalho é prestado a empresas de diversos setores, a exemplo de clínicas médicas, laboratórios, farmácias, indústrias químicas, farmacêuticas, entre outras.

Para saber mais sobre Coleta de material perfurocortante

Ligue para 11 4722-3991 ou entre em contato por e-mail : logistica@gsambientais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resíduos ? Temos a Solução !!! Ligue (11) 4722-3991