Como descartar resíduos da indústria farmacêutica? ligue 11-4722-3991
descartar resíduos da indústria farmacêutica
A máxima de que o planeta e as pessoas só estarão preservados com uma política de redução de resíduos vale para todos os setores. Setores como o farmacêutico também podem ser poluidores. Por exemplo, quando descartam de maneira descuidada medicamentos rejeitados pelo controle de qualidade. Por isso, a necessidade de se saber como descartar resíduos da indústria farmacêutica.
E por que motivo a indústria farmacêutica também entrou no rol de potenciais poluidoras? Porque é um setor que tem colocado cada vez mais produtos no mercado. No Brasil, entre 2012 e 2016, houve um aumento de 42% nas vendas de remédios em farmácias. O setor não pode ficar alheio aos impactos ambientais do descarte de seus resíduos, sabendo destiná-los corretamente.
Além disso, podem sofrer queda de lucros e perda de reputação se ignorar os perigos do não tratamento dos resíduos. Vamos saber mais a respeito?
Conheça os resíduos farmacêuticos
descartar resíduos da indústria farmacêutica
A movimentação da indústria farmacêutica brasileira está relacionada ao aumento da população e do consumo e o acesso facilitado aos remédios. Há, também, uma preocupação maior das pessoas com a saúde e a entrada dos medicamentos genéricos no mercado brasileiro. Com tanto remédio circulando e podendo ser descartado erroneamente é preciso investir em uma política de gestão de resíduos.
Mas quais são os resíduos gerados pelo setor farmacêutico? A fabricação de remédios envolve diferentes fases. Para que o produto chegue ao consumidor é preciso realizar pesquisas e testar formulações para, então, se chegar à comercialização e distribuição. Em todo esse processo são gerados resíduos provenientes de:
Devolução e recolhimento de medicamentos do mercado;
Descarte de medicamentos rejeitados pelo controle de qualidade;
Perdas inerentes ao processo;
Embalagens que transportam insumos e matérias-primas para a fabricação.
Grande parte dos resíduos gerados pela indústria farmacêutica é classificada como classe I, conforme a NBR 10.004/2004, principalmente pelas substâncias ativas e reagentes utilizados em sua fabricação. Isso significa que são resíduos perigosos, e o tipo de periculosidade pode ser identificado por meio de características como:
Inflamabilidade: resíduos que podem entrar em combustão facilmente ou de maneira espontânea;
Toxicidade: resíduos que agem sobre organismos vivos, provocando danos a suas estruturas biomoleculares, podem incluir aspectos carcinogênicos, teratogênicos, mutagênicos, entre outros.
Corrosividade: resíduos que devido a sua característica ácida atacam materiais e organismos vivos;
Saiba mais: Como as empresas podem resolver o problema para gerar menos resíduos?
Descarte corretamente os resíduos perigosos
descartar resíduos da indústria farmacêutica
Há diferentes maneiras de se descartar corretamente resíduos perigosos como os da indústria farmacêutica. Mas qualquer solução exige pesquisa criteriosa para se chegar ao melhor tratamento, sempre seguindo os critérios legais.
Entre as principais formas e tratamentos de resíduos perigosos está o cooprocessamento. Trata-se de uma técnica que destrói o resíduo por meio de incineração. Essa queima é feita, mais frequentemente, em fornos fabricantes de cimento.
O interessante do cooprocessamento é que no processo de queima são eliminados tanto resíduos industriais sólidos, quanto resíduos pastosos, que são utilizados como combustíveis para os fornos de clinquerização.
Isso significa que a indústria cimenteira também sai ganhando. Os resíduos perigosos, após passarem pelo processo de queima, podem ser reutilizados, substituindo parcialmente o combustível que alimenta a chama do forno que transforma calcário e argila em clínquer, matéria-prima do cimento.
Outra vantagem do coprocessamento é que os fornos de cimento são capazes de destruir grandes volumes de resíduos de forma segura. É uma técnica sustentável, pois poupa o uso de combustível e não oferece risco nem a trabalhadores nem às comunidades que vivem em torno das fábricas.
Lógica reversa para resíduos farmacêuticos
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a indústria farmacêutica deve ser responsável pela gestão dos resíduos do setor, mas é necessária uma coparticipação de outros agentes. O órgão vem estudando formas de envolver também as farmácias e os próprios consumidores para que a destinação dos resíduos seja bem sucedida.
Uma das propostas seria a implantação da lógica reversa para os medicamentos vencidos. O conceito de logística reversa foi estabelecido inicialmente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010.
Essa Política de Resíduos, por meio da logística reversa, passou a responsabilizar, de forma compartilhada, os geradores de resíduos e o poder público, assim como os fabricantes, distribuidores e importadores de produtos que produzem resíduos.
No caso dos remédios, a ideia é englobar também o consumidor. Ficaria a cargo do comprador reunir os medicamentos vencidos em sua casa, devolvendo-os às farmácias. Os estabelecimentos comerciais repassariam ao distribuidor e esse às indústrias farmacêuticas. O setor fabricante fecharia o ciclo, ficando responsável pela incineração dos remédios.
Poupe o meio ambiente dos resíduos perigosos
descartar resíduos da indústria farmacêutica
Fica claro que a gestão dos resíduos farmacêuticos é medida que deve ser tratada com responsabilidade pelo setor. Como assinala o departamento de Resíduos Perigosos do Ministério do Meio Ambiente, a necessidade de se descartar corretamente os medicamentos deve-se ao seu potencial perigo ao meio ambiente e à saúde humana. Simplesmente devolver ao meio ambiente os medicamentos fabricados pode provocar contaminação ambiental em solo, na água, na fauna e na flora e atingir também a saúde humana.
Negligenciar a necessidade de uma gestão correta de resíduos farmacêuticos pode reduzir o volume de vendas de medicamentos e destruir a reputação de empresa, visto que o consumidor vem cobrando cada vez mais uma postura sustentável das organizações. Boicotes e difamações podem gerar às empresas tanto consequências tangíveis, como perda de lucros, quanto intangíveis, como a desqualificação da imagem.
Além disso, fabricar medicamentos sem atentar para os resíduos gerados pode resultar, também, em sanções e multas pelo descumprimento das leis ambientais.
Em contrapartida, a indústria farmacêutica ecoeficiente ganha muito em reputação ao eliminar passivo ambiental, fazer a destinação completa e segura dos resíduos perigosos e reduzir o uso de combustíveis-não renováveis.
Serviço Especializado em Coleta e Destinação de Resíduos Perigosos Diversos - Ligue (11) 4722-3991 ou Whats App (11) 97087-9818 logistica@gsambientais.com.br / orcamento@gsambientais.com.br
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Entenda como funcionará o seguro ambiental obrigatório
Especialistas acreditam que o projeto de lei aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, que pode tornar obrigatória a contratação do seguro ambiental, é fundamental para proteger as empresas contra eventuais. É o caso da advogada Luciana Vianna Pereira, mestre e integrante da União Brasileira de Advocacia Ambiental. Segundo ela, atualmente, qualquer empresa está exposta a ser penalizada por algum dano ambiental gerado e isso influencia diretamente o interesse de uma seguradora colocar no mercado um produto que cubra riscos decorrentes do dano ambiental.
A advogada lembra, inclusive, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já ampliou significativamente o conceito de poluidor previsto na lei: “Para o fim de apuração de causalidade no dano urbanístico-ambiental, analisa-se quem faz, quem não faz, quando deveria fazer, quem deixa de fazer, quem não se importa que façam, quem cala quando lhe incumbe denunciar, quem financia para que façam, e quem se beneficia quando outros fazem”, comenta a especialista no artigo “Seguro Ambiental: O que a Legislação Pretende e do que o meio ambiente precisa?”.
Ela lembra ainda que outro tipo de seguro que é comumente chamado de seguro ambiental é o seguro para cobertura de um projeto de remediação ambiental em um imóvel. Nesse caso, o que se pretende cobrir não é uma poluição súbita ou continuada, mas, especificamente, a correta e completa conclusão de um projeto de remediação por uma empresa
Para a especialista, está provado que, em um mercado desenvolvido, o seguro ambiental servirá como um instrumento de fomento de uma maior preocupação ambiental, seja pelas avaliações prévias realizadas pelas seguradoras, seja pelo incentivo de o segurado contratar um produto com um prêmio reduzido, em decorrência da adoção de práticas mais cuidadosas de gestão ambiental.
O projeto aprovado no Senado altera a Lei 6.938/81, que regulamenta a Política Nacional do Meio Ambiente, e o Decreto-Lei 73/66, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, para instituir o seguro mínimo obrigatório ambiental.
laudo de classificação de resíduos, comprobatório do seu enquadramento em umas das classes da norma NBR 10004/04.
A Global Soluções Ambientais possui parceria com laboratórios acreditado pelo Inmetro através da certificação ISO 17.025 para emissão de laudo de classificação de resíduos, comprobatório do seu enquadramento em umas das classes da norma NBR 10004/04.
Onde consta no laudo a indicação da origem do resíduo, descrição do processo de segregação e descrição do critério adotado na escolha de parâmetros analisados, quando for o caso, incluindo os laudos de análises laboratoriais.
- Resíduos sólidos e líquidos.
Caracterização conforme norma NBR 10.004, incluindo análises específicas para processos de incineração e co-processamento,
atendendo ao requisitos da CETESB para processos de obtenção do CADRI.
- Resíduos domiciliares e provenientes de coleta seletiva.
Análises gravimétricas e físico-químicas para estudos de impacto ambiental, estudos de disposição alternativa, gerenciamento para avaliação sócio-econômica das fontes geradoras e avaliação de capacidade energética, conforme a PNRS (Politica Nacional de
Resíduos Sólidos).
ligue 11 4722-3991 - orcamento@gsambientais.com.br
Onde consta no laudo a indicação da origem do resíduo, descrição do processo de segregação e descrição do critério adotado na escolha de parâmetros analisados, quando for o caso, incluindo os laudos de análises laboratoriais.
- Resíduos sólidos e líquidos.
Caracterização conforme norma NBR 10.004, incluindo análises específicas para processos de incineração e co-processamento,
atendendo ao requisitos da CETESB para processos de obtenção do CADRI.
- Resíduos domiciliares e provenientes de coleta seletiva.
Análises gravimétricas e físico-químicas para estudos de impacto ambiental, estudos de disposição alternativa, gerenciamento para avaliação sócio-econômica das fontes geradoras e avaliação de capacidade energética, conforme a PNRS (Politica Nacional de
Resíduos Sólidos).
ligue 11 4722-3991 - orcamento@gsambientais.com.br
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
RESÍDUOS INDUSTRIAIS
- RESÍDUOS INDUSTRIAIS
A produtividade e segurança dos funcionários, dois dos fatores mais importantes a uma indústria, são possíveis apenas com o correto gerenciamento de resíduos. Rebarbas de peças de linha de produção, óleos de máquinas e motores, água usada para a lavagem de peças, embalagens, cinzas, lodos e mais uma infinidade de materiais precisam ter a sua destinação correta.
Por isso, a Global Soluções Ambientais possui uma gestão global de resíduos aplicada para cada tipo de gerador, dos mais diferentes setores. E este trabalho é ainda mais fundamental quando é empregado a uma indústria que, muitas vezes, opera 24 horas por dia, sete dias por semana em processos que não podem ser interrompidos.
Assim, o trabalho de coleta deve ser realizado de acordo com normas técnicas de segurança para não ocasionar contaminação ao meio ambiente e nem risco aos colaboradores. A Global Soluções Ambientais dimensiona o acondicionamento conforme as características de cada tipo de resíduo, assim como os equipamentos utilizados para o seu transporte.
Veja como funciona nossa Gestão Global para esse tipo de resíduo:
- IDENTIFICAÇÃO DOS DENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS E GERAÇÃO DE RESÍDUOS
- CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS
- ANÁLISE DE ELEGIBILIDADE
- PROCESSO DE SEGREGAÇÃO
- LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
- COLETA
- TRATAMENTO DE DESTINAÇÃO FINAL/ DISPOSIÇÃO FINAL
- CERTIFICADO DE DESTINAÇÃO/ DISPOSIÇÃO:
A importância de contratar uma empresa licenciada como a Global Soluções Ambientais para coletar, armazenar e transportar seu resíduo, trará para a sua empresa toda a tranquilidade legal para estar de acordo com os órgãos fiscalizadores, além de contribuir com o meio ambiente.
COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE SAÚDE
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Quem gera os chamados Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)
tem uma grande responsabilidade quanto à destinação destes, comumente chamados
de lixo hospitalar. No entanto, não são só os hospitais que geram este tipo de resíduo.
Locais como consultórios médicos, odontológicos, farmácias, laboratórios de
análises clínicas e serviços de estética e tatuagem também geram RSS e precisam
seguir a legislação na área.
Devido à sua característica, este tipo de resíduo deve
receber um tratamento diferenciado desde a coleta até a destinação final.
A Estre realiza a coleta, transporte, tratamento e
destinação final adequada para todos os grupos de resíduos relacionados na
ANVISA RDC 306/04 e CONAMA 358/05, exceto Grupo C – Rejeitos radioativos.
COLETA E TRANSPORTE
A coleta e transporte dos resíduos de serviço de saúde já
acondicionados pelo gerador de acordo a sua classificação, são realizadas por
veículos devidamente identificados e capacitados pelo INMETRO para o transporte
adequado desses resíduos, de acordo com a ABNT NBR 12810:2016 e ABNT NBR
9735:2016.
TRATAMENTO
Autoclave, um processo de esterilização a vapor dos resíduos
do grupo A1, A4 e E, no qual se aplica vapor saturado sob pressão superior à
atmosfera com a finalidade de se obter a esterilização do resíduo. Consiste em
um sistema de alimentação sob determinadas condições de pressão, que conduz os
resíduos até uma câmara estanque onde é feito vácuo e injetado vapor d’água a
uma temperatura que varia de 130 a 140°C. Os resíduos devem permanecer na
câmara durante um determinado tempo até se tornarem estéreis.
Microondas, uma tecnologia de tratamento térmico a uma
temperatura que varia de 90 a 98ºC, onde promove a desinfecção dos resíduos do
grupo A1, A2, A4 e E, por meio da exposição dos resíduos a ondas
eletromagnéticas de alta freqüência (microondas), eliminando eventual
contaminação microbiológica. Este sistema também promove a descaracterização e
a redução do volume dos resíduos tratados.
Incinerador, um processo de tratamento térmico a uma
temperatura que varia de 800 a 1200ºC, esse sistema também é empregado no
tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, na sua grande maioria no
tratamento de Carcaças Animais – Grupo A2, A4, Peças Anatômicas – Grupo
A3 e Grupo B, reduzindo o peso e volume através da combustão controlada. As
cinzas geradas nesse processo são encaminhadas para Aterros Licenciado Classe
I.
A Global Soluções Ambientais realiza o serviço de coleta, transporte e destinação de resíduos de saúde incluindo clinicas veterinárias, clinicas de estéticas,hospitais, studios de tatuagem e outros estabelecimentos que gera Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).
COLETA DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES
COLETA DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004,
os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como
objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias
rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
Podemos exemplificá-los: lâminas de barbear, agulhas,
escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas,
lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e
lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório
(pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados
separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade
de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura
e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente
identificados com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da
inscrição de “PERFUROCORTANTE” e os riscos adicionais, químico ou radiológico.
É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes
para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas
juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou
proceder a sua retirada manualmente.
Os recipientes coletores têm capacidade que varia de 3 a 13
litros, são confeccionados em material resistente (papelão couro),
especialmente desenvolvido para utilização em serviços de saúde e, de
preferência, possuir desconectador de agulhas.
O volume dos recipientes coletores, ou de acondicionamento,
deve ser compatível com a geração diária deste tipo de resíduo.
Estes recipientes só devem ser preenchidos até os 2/3 de sua
capacidade, ou o nível de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distância da
boca do recipiente. Devem estar localizados tão próximo quanto possíveis da
área de uso destes materiais.
O armazenamento temporário, o transporte interno e o
armazenamento externo destes resíduos podem ser feitos nos mesmos recipientes
utilizados para o Grupo A.
Os resíduos perfurocortantes devem ser tratados a partir de
uma avaliação de risco prévia, dos agentes de risco que posam conter. Os materiais perfurocortantes contaminados com
radionuclídeos devem ser submetidos ao mesmo tempo de decaimento do material
que o contaminou.
EMPRESA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
EMPRESA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
A área industrial pode gerar muitos resíduos que podem
causar danos ao meio ambiente. Uma empresa de tratamento de resíduos
industriais realiza justamente o trabalho de coletar, transportar, armazenar
temporariamente e realizar a destinação final para os resíduos coletados.
A coleta dos resíduos é feita por uma empresa de tratamento
de resíduos industriais, com o acompanhamento de um profissional especializado
que realiza o gerenciamento dos resíduos com a identificação e classificação,
segregação, acondicionamento e emissão de documento que autoriza a movimentação
dos resíduos perigosos, o CADRI. O transporte dos resíduos que são considerados
perigosos é feito por meio de veículos rastreados e com total segurança para
esse tipo de logística especial.
VANTAGENS DE SE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TRATAMENTO DE
RESÍDUOS INDUSTRIAIS
A empresa de tratamento de resíduos industriais realiza
também o armazenamento temporário dos resíduos inservíveis, por meio de um
rigoroso controle de estocagem, a fim de garantir uma maior segurança, já que
os materiais podem ser rastreados por meio de código de barras.
Após o armazenamento, os resíduos são levados ao processo de
destinação final, através de parceiros estratégicos. Na destinação final é
realizado um pré-tratamento onde é feita a descaracterização dos resíduos, até
mesmo os considerados muito perigosos pela NBR, os resíduos são levados a um
aterro industrial para resíduos perigosos, coprocessamento e incineração, bem
como a descaracterização e tratamento para disposição final de lâmpadas.
Uma empresa de tratamento de resíduos industriais oferece
serviços de gestão de resíduos, devendo estar presente em todos os segmentos
industriais e realizando, da forma correta, o armazenamento e transporte de
diversos resíduos. Sendo assim, são algumas vantagens de se contratar uma
empresa de tratamento de resíduos industriais:
Equipe técnica qualificada para a realização dos serviços de
coleta, classificação e transporte dos resíduos;
A segurança com a qual serão realizados todos os
procedimentos, seguindo as normas técnicas adequadas;
Custos acessíveis a qualquer tipo de orçamento.
GLOBAL SOLUÇÕES AMBIENTAIS – EMPRESA DE TRATAMENTO DE
RESÍDUOS
A Global Soluções Ambientais é referência como prestadora de
serviços que realiza o armazenamento e transporte de diversos resíduos, os
destinando para uma empresa de tratamento de resíduos industriais, na região
metropolitana de Campinas. A empresa possui profissionais experientes,
trabalhando sempre com muita qualidade nos serviços prestados e contando com
uma equipe de profissionais diferenciada.
Para saber mais sobre Empresa de tratamento de resíduos
industriais
Ligue para (11) 4722-3991 ou entre
em contato pelo orcamento@gsambientais.com.br
COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INFECTANTES.
COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INFECTANTES.
A coleta, transporte e destinação final de resíduos
biológicos infectantes deve ser feita por uma empresa especializada, como a Global
Soluções Ambientais.
Resíduos infectantes são uma fonte de contaminação capazes
de causar doenças e comprometer o meio ambiente e a saúde pública. Por isso,
são necessários procedimentos especiais para a coleta, transporte e destinação
final de biológicos resíduos Infectantes.
Todos os anos, milhares de toneladas de lixo infectante são
produzidas. No Brasil, muitos estabelecimentos como clínicas, consultórios e
até mesmo hospitais desrespeitem normas relativas ao correto descarte desses
resíduos.
O gerenciamento dos
resíduos infectantes, requer um conjunto de procedimentos que devem ser
cuidadosamente planejados e implementados para prevenir a propagação de
doenças, minimizar os impactos ambientais e também para atender a legislação
vigente, (Resolução Anvisa de número 306
de 2004).
Quando o lixo infectante tem origem hospitalar, o mesmo será
dividido em uma das quatro categorias:
Biológicos (Infectantes)
Radioativos
Perigosos
Geral
COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL
Saiba que é necessário ter gravado em mente que os resíduos
infecciosos são aqueles que podem causar danos às pessoas ou ao meio ambiente
em si e esta categoria inclui itens como ataduras, luvas cirúrgicas,
instrumentais cirúrgicos, agulhas, culturas, cateteres e outros tipos de
artigos.
Os resíduos infecciosos devem ser gerenciados e contidos
para que se evite a propagação de doenças, infecções, toxinas e poluentes.
Qualquer contato com esses materiais, podem levar a doenças graves ou mesmo
seríssimas. Para que nada fuja do esperado, a coleta, transporte e destinação
final de biológicos resíduos infectantes devem ser realizados de maneira
totalmente segura por uma equipe técnica especializada.
QUAL É O PROCESSO PARA COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL ?
É obrigatória a segregação dos resíduos no momento da
geração, de acordo com a classificação da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária – ANVISA RDC, N° 306 de 07 de dezembro
de 2004 e CONAMA,
submetendo-os à inativação microbiana, pela p
rópria unidade geradora.
COLETA DE LIXO HOSPITALAR
COLETA DE LIXO HOSPITALAR
A coleta de lixo hospitalar é um problema grave para os
diretores dos hospitais e também para as comunidades que vivem ao redor das
unidades de saúde e dos aterros sanitários. O descarte desse resíduo exige uma
coleta rigorosa e que só pode ser feita por empresas especializadas que
transportam o lixo para a sua disposição final.
Nos casos em que o lixo hospitalar é produzido em casa, como
no uso de seringas, por exemplo, as agulhas devem ser descartadas em
recipientes feitos com material resistente. Além disso, é importante
identificar o recipiente onde esses resíduos são descartados e quando o local
estiver cheio, deve ser encaminhado até uma unidade de serviço de saúde.
ETAPAS PRA A COLETA DE LIXO HOSPITALAR
Antes da coleta, é realizada a identificação e classificação
dos rejeitos hospitalares. Para o processo de segregação, os resíduos são
divididos em: Grupo A (resíduos biológicos), Grupo B (resíduos químicos), Grupo
C (rejeitos radioativos), Grupo D (resíduos comuns) e Grupo E (resíduos
perfurocortante).
Após a separação o lixo hospitalar passa pelo
acondicionamento. Nesse processo,
os resíduos são embalados em sacos
resistentes e identificados segundo suas características físicas, químicas e
biológicas. Em seguida, o lixo hospitalar é transportado até um local de
armazenamento temporário.
O armazenamento
temporário é realizado para que a coleta de lixo hospitalar seja feita
imediatamente após o seu descarte. Nesse processo, os resíduos são depositados
em um ponto próximo do local onde foram gerados, o que facilita o transporte
até o armazenamento externo. Nesse local, o lixo hospitalar fica isolado até a
coleta e o transporte para a unidade de tratamento.
Depois de coletados, os rejeitos hospitalares passam por um
tratamento que elimina os seus riscos de contaminação. Dessa forma, é possível
evitar acidentes de trabalho e contribuir para a saúde da população e do
planeta.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
CARACTERÍSTICAS DO LIXO INDUSTRIAL E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE RESÍDUOS
GLOBAL SOLUÇÕES AMBIENTAIS– ESPECIALISTA EM DESCARTE DE RESÍDUOS.
A Global Soluções Ambientais é uma empresa especializada no tratamento e descarte de resíduos químicos perigosos. Contando com anos de experiência no mercado, a Global Soluções Ambientais atende em todo o estado de São Paulo e busca sempre a satisfação de todos os seus clientes, por isso, a empresa sempre utiliza equipamentos de qualidade e o serviço é realizado por profissionais competentes. Além do descarte de resíduos químicos perigosos, a empresa ainda realiza o transporte de resíduos, gerenciamento de resíduos. Portanto, evite a perda de tempo e contrate uma empresa que é confiável e realiza os serviços com excelência, a Global Soluções Ambientais.
Ligue para o (11) 4722-3991 ou mande um e-mail para orcamento@gsambientais.com.br
A Global Soluções Ambientais é uma empresa especializada no tratamento e descarte de resíduos químicos perigosos. Contando com anos de experiência no mercado, a Global Soluções Ambientais atende em todo o estado de São Paulo e busca sempre a satisfação de todos os seus clientes, por isso, a empresa sempre utiliza equipamentos de qualidade e o serviço é realizado por profissionais competentes. Além do descarte de resíduos químicos perigosos, a empresa ainda realiza o transporte de resíduos, gerenciamento de resíduos. Portanto, evite a perda de tempo e contrate uma empresa que é confiável e realiza os serviços com excelência, a Global Soluções Ambientais.
Ligue para o (11) 4722-3991 ou mande um e-mail para orcamento@gsambientais.com.br
DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS
DESCARTE
DE RESÍDUOS QUÍMICOS
Resíduos
químicos perigosos são aqueles que podem causar danos a materiais, estruturas
e, principalmente, ao meio ambiente – além de oferecer incontáveis riscos à
saúde das pessoas que estão expostas a essas substâncias. Para evitar
transtornos, é de extrema importância que seja contratada uma empresa
especialista no descarte de resíduos químicos perigosos, pois, só assim é
possível garantir que estes elementos serão descartados de maneira correta, em
locais apropriados.
DESCARTE
DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS - PROCEDIMENTOS
Alguns
resíduos químicos precisam passar por um tratamento para serem descartados e,
para isso, são realizados variados processos. Para realizar o descarte de
resíduos químicos perigosos, existem os processos térmicos, em que o tratamento
pode ser feito através de autoclavagem, pirólise e, principalmente, por
incineração, que consiste em realizar a combustão dos resíduos em temperaturas
muito elevadas. Dessa maneira, o material constituído de carbono é decomposto,
gerando calor. O que sobra disso são gases e cinzas, que devem ser
cuidadosamente geridos para não causar impactos negativos ao meio ambiente.
Há também a
opção de ser realizado um processo químico no descarte de resíduos químicos
perigosos. Esse tipo de tratamento, porém, necessita que os resíduos passem por
uma trituração prévia. A trituração ajuda na redução da granulometria do
resíduo – o que diminui também os valores gastos com transporte – e é
considerado um processo que complementa a reciclagem. Após ser triturado, o
resíduo se torna mais eficiente e, em relação ao processo de tratamento
químico, deve ser imerso em algum tipo de desinfetante por alguns
minutos, completando o processo.
GLOBAL
SOLUÇÕES AMBIENTAIS– ESPECIALISTA EM DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS
A Global Soluções
Ambientais é uma empresa especializada no tratamento e descarte de resíduos
químicos perigosos. Contando com anos de experiência no mercado, a Global
Soluções Ambientais atende em todo o estado de São Paulo e busca sempre a
satisfação de todos os seus clientes, por isso, a empresa sempre utiliza
equipamentos de qualidade e o serviço é realizado por profissionais
competentes. Além do descarte de resíduos químicos perigosos, a empresa ainda
realiza o transporte de resíduos, gerenciamento de resíduos. Portanto, evite a
perda de tempo e contrate uma empresa que é confiável e realiza os serviços com
excelência, a Global Soluções Ambientais.
COLETA DE RESÍDUOS QUÍMICOS
DESCARTE
DE RESÍDUOS QUÍMICOS
Os resíduos
químicos são aqueles provenientes de atividades industriais e farmacêuticas.
Esse tipo de resíduo não pode ser descartado como lixo convencional, pois pode
oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente. Portanto, o descarte de resíduos
químicos deve receber um tratamento adequado.
DESCARTE
DE RESÍDUOS QUÍMICOS - ADEQUADO DE ACORDO COM A SUA CLASSIFICAÇÃO
Existem
diversos tipos de resíduos químicos, inclusive alguns são resultantes de
algumas misturas como solventes, sais e ácidos. Em áreas próximas a hospitais
ou até mesmo indústrias, a água pode conter substâncias inadequadas para
ingestão, como a progesterona. Por isso, é de extrema importância que nesses
setores sejam sempre contratadas empresas especializadas no descarte de
resíduos químicos, evitando danos ao meio ambiente e riscos à saúde. A empresa
deve realizar o descarte de acordo com a classificação do produto químico, por
exemplo:
Líquidos
perigosos devem ser colocados pela empresa de descarte de resíduos químicos em
sua embalagem original. Caso haja a impossibilidade disso, é recomendada a
utilização de galões de plástico rígido, com tampa de rosca e vedada.
Resíduos
químicos sólidos deverão ser colocados para descarte em recipiente de material
rígido, como, por exemplo, as caixas para perfurocortante. Essa caixa será
devidamente lacrada e etiquetada, sendo identificada como resíduo químico. Ela
ficará armazenada em local adequado até que seja feita a retirada.
Os
medicamentos vencidos são um dos maiores problemas de saúde pública em relação
aos resíduos químicos, oferecendo grandes riscos caso o descarte não seja feito
adequadamente. Estes resíduos devem ser completamente
segregados dos demais e passar por acondicionamento.
Os galões de descarte devem estar muito bem conservados.
A Global
Soluções Ambientais, empresa de consultoria de engenharia ambiental, é
especializada no segmento e realiza, entre muitos outros serviços, o descarte
de resíduos químicos. Contando com a experiência de anos de atuação, a empresa
também faz o melhor tratamento destes resíduos. Os profissionais da empresa são
capacitados para realizar o descarte de resíduos químicos de forma adequada. O
atendimento da Global Soluções Ambientais abrange todo o estado de São Paulo,
com um sistema logístico extremamente eficiente, portanto, aproveite a
oportunidade e solicite sua cotação com um dos profissionais da empresa e
desfrute das vantagens.
A COLETA DE RESÍDUOS INDUSTRIAL
A coleta
dos resíduos industriais
Grandes cidades como São Paulo e Região Metropolitana, que
possuem um grande parque industrial, geram diariamente grandes quantidades de
resíduos de todo o tipo. Como exemplo temos as empresas metalúrgicas que geram
vários tipos de resíduos sólidos e líquidos que vão desde rebarbas de peças da
linha de produção, até o óleo que é trocado das máquinas e motores e usado para
lavagem de peças.
Todo esse lixo industrial é gerado 24 horas por dia, 7 dias
por semana, em processos que não podem parar ou mesmo cessar por um curto
período. A necessidade da coleta de resíduos é continua, pois sem ela a
produção seria interrompida e seriam causados muitos prejuízos tanto à
indústria quanto ao consumidor final, pois os altos preços da produção com
certeza influenciariam no valor final do produto que chega ao seu destino.
O correto
acondicionamento e a coleta dos resíduos industriais
O correto acondicionamento do lixo industrial é
imprescindível na gestão de resíduos. Pelo tipo de resíduo é possível criar um
plano de armazenamento que não atrapalhe a produção, que utilize do menor
número de equipamentos possível e no qual o processo de acondicionamento seja o
mais eficiente pensando tanto nos processos envolvidos, quanto na segurança.
O armazenamento correto do resíduo também deve fazer parte
da política de segurança do trabalho da empresa, pois o acondicionamento
incorreto gera enormes riscos de acidentes e contaminação dos funcionários que
tenham contato com e os resíduos gerados, sejam eles resíduos sólidos ou
líquidos.
Pensando na coleta de resíduo gerado pela indústria, a Global
Soluções Ambientais disponibiliza diversos tipos de equipamentos que atendem ao
tipo de resíduo gerado e que possibilitem o transporte correto de acordo com a
legislação vigente.
Destinação
final do Resíduo Industrial
A legislação
ambiental exige que todo o resíduo coletado tenha a destinação final correta de
acordo com sua classificação. Somente empresas cadastradas e devidamente
licenciadas como a Global Soluções Ambientais podem dar a destinação final que
o tipo de resíduo exige, como no caso de entulhos para aterros sanitários e
resíduos contaminados como graxa e óleo corrosivo para o seu destino adequado.
A importância de contratar uma empresa licenciada como a Global
Soluções Ambientais para coletar, armazenar e transportar seu resíduo, trará
para a sua empresa toda a tranquilidade legal para estar de acordo com os
órgãos fiscalizadores, além de contribuir para a não contaminação de rios, solo
e meio ambiente em geral com o descarte ilegal.
CARACTERÍSTICAS DO LIXO INDUSTRIAL E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS
COLETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS
Os resíduos perigosos são resultantes de processos industriais, que produzem substâncias nocivas ao meio ambiente e aos seres humanos. Por esse motivo, o descarte e a coleta de resíduos perigosos devem ser feitos da maneira correta, para evitar a contaminação dos recursos naturais, bem como evitar acidentes que podem comprometer a saúde pública.
É recomendável que a coleta de resíduos perigosos seja realizada por uma empresa especializada em gestão ambiental, que execute serviços de transporte e armazenamento de lixo industrial, segundo as determinações previstas por lei e as normas técnicas dos órgãos responsáveis. Além disso, para que a coleta de resíduos perigosos seja eficiente e de qualidade, a empresa de gerenciamento ambiental deve contar com uma tecnologia de ponta, que irá auxiliar a logística e o armazenamento dos resíduos.
CARACTERÍSTICAS DO LIXO INDUSTRIAL E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS
Para estabelecer quais são os produtos inservíveis que devem passar pelo procedimento de coleta de resíduos perigosos de maneira adequada, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define algumas características do lixo industrial. Entre as principais definições para os resíduos industriais perigosos, destacam-se:
- Produtos corrosivos: substâncias químicas com alto grau de corrosão, incluindo pilhas e baterias;
- Produtos inflamáveis: resíduos que são capazes de propagar chamas ou gerar incêndios, como é o caso dos solventes;
- Produtos tóxicos: resíduos com alta concentração de metais pesados, como as lâmpadas.
O transporte e a coleta de resíduos perigosos necessitam de veículos especiais, que estejam bem equipados para o serviço de destinação final do lixo. Além disso, o procedimento deve adotar um rigoroso controle de segurança, para que não haja ocorrências durante o trajeto dos resíduos.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS COM A GLOBAL SOLUÇÕES AMBIENTAIS
A Global Soluções ambientais é especialista no transporte e coleta de resíduos perigosos, bem como o correto armazenamento temporário e a destinação final do lixo através de seus parceiros, para indústrias de toda a região metropolitana de Campinas, interior do Estado de São Paulo. A empresa presta serviços de gestão ambiental com qualidade e eficiência e, por esse motivo, é referência no segmento de mercado. Além disso, a A Global soluções Ambientais tem como principal missão a transparência com cada um de seus clientes, com um atendimento de qualidade e garantia de todas as suas atividades.Para saber mais sobre Coleta de resíduos perigosos
Ligue para o (11) 4722-3991 ou mande um e-mail para orcamento@gsambientais.com.br
COLETA DE LIXO HOSPITALAR
Coleta de Resíduos Hospitalares
A coleta de resíduos hospitalares é feita para que o lixo
infectante, seja destinado para unidades de tratamento devidamente licenciadas
para este fim.
O não cumprimento da NBR 12.809, pode
ser caracterizado como crime ambiental, uma vez que não se enquadra dentro das
normas, a empresa geradora e coletora está sujeita a multas e penalidades. A coleta de resíduos hospitalares quando não é feita de forma
correta dentro dos padrões que é de respeito, pode acarretar danos irreversíveis
a população e também ao meio ambiente.
A Global Soluções Ambientais e a Coleta de Resíduos Hospitalares
A Global Soluções Ambientais faz o
gerenciamento e a coleta de resíduos hospitalares, sempre buscando a
melhor solução para que atenda os parâmetros ambientais, no caso da Coleta de resíduos hospitalares, encaminhamos todos os materiais a
serem destinados para unidades de incineração ou autoclave.
COLETA DE LIXO DE FUNERÁRIO
COLETA de LIXO DE FUNERÁRIo
A
preocupação com o descarte de lixo e resíduos tóxicos, produzidos por
indústrias químicas, hospitais, clínicas médicas e odontológicas e farmácias, e
a importância de coletar
lixo de funerária e necrotérios se dá pelo risco de
contaminação que esses materiais oferecem à vida humana, animal e ao meio
ambiente.
No que diz
respeito às agências funerárias e necrotérios, é importante observar que, além
dos cuidados e preparativos com as cerimônias de velório e enterro, essas
empresas devem estar preparadas para manusear, coletar, transportar e descartar
materiais e substâncias tóxicas, já que coletar lixo de funerária é uma medida
importante para evitar contaminações.
A
IMPORTÂNCIA DE COLETAR LIXO DE FUNERÁRIA DE FORMA SEGURA
A tanatopraxia é uma técnica de preparação e conservação de
cadáveres por meio da aplicação de produtos químicos, evitando que o corpo
entre em decomposição durante o período de velório e funeral.
Esse é um processo que reduz os riscos de contágio, evita maus
odores, vazamento de líquidos e a contaminação do solo, mas, apesar das
vantagens, o transporte e o manuseio de cadáveres também geram lixos tóxicos,
aumentando a importância de coletar
lixo de funerária de forma segura.
Coletar lixo de funerária é um serviço que deve ser realizado
respeitando as normas de segurança estabelecidas, em locais apropriados e
fazendo uso de materiais e transporte adequados. As normas estabelecidas por
órgãos como a ANVISA garantem que coletar
lixo de funerária seja uma atividade segura para os
profissionais envolvidos e para o meio ambiente.
global soluções AMBIENTAL – SOLUÇÃO EM RESÍDUOS
PERIGOSOS
A empresa é uma consultoria em engenharia ambiental
especializada em soluções para coleta, transporte e descarte de materiais
tóxicos que possam oferecer riscos de contaminação à saúde e ao meio ambiente.
A Global Soluções Ambientais atua oferecendo soluções de transporte e
descarte de resíduos tóxicos produzidos em hospitais, drogarias, ambulatórios,
farmácias, clínicas de estética,
laboratórios, funerárias, indústrias, metalúrgicas, empresa de
cosméticos, clínica de odontologia e hospital veterinário etc.
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS
COPROCESSAMENTO
DE RESÍDUOS
Devido à
grande demanda de produtos industriais, ao longo dos anos, surgiu um problema,
que é a geração de resíduos provenientes deste setor. Como consequência,
cresceu a busca por meios adequados de realizar a gestão dos mesmos. O coprocessamento de resíduos
industriais é um exemplo e representa uma transferência
segura do material descartado para processos de fabricação de cimento.
COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS -
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Utilizado há
alguns anos no Brasil, o coprocessamento de resíduos industriais faz
o uso destes resíduos para substituir combustíveis que são utilizados para
abastecimento do forno que, durante o processo de fabricação do cimento,
transforma argila e calcário em clínquer.
Existe uma
reação estritamente necessária no coprocessamento de resíduos industriais,
que é a combustão. Fatores como a temperatura das chamas, além do tempo de
residência de gases, bem como a turbulência na parte interna do forno, chegam a
ser superiores aos padrões utilizados no descarte seguro de resíduos que
oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente. A combustão tem sua importância
baseada no fato de que é a responsável pela queima das matérias-primas,
consequentemente transformando-as em clínquer.
O coprocessamento de resíduos
industriais faz o uso de todos os parâmetros da combustão
de forma interligada ao processo de fabricação do cimento. Dessa maneira, os
fornos de cimento são capazes de receber grandes quantidades de resíduos. A
qualidade do cimento não é alterada pelo coprocessamento de resíduos industriais.
Além disso, o processo é realizado de maneira completamente segura,
possibilitando que, tanto quem trabalha no local, quanto quem vive em regiões
próximas às fábricas, fique livre de eventuais riscos à saúde.
global soluções ambiEntais – SOLUÇÃO EM
COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Atuando há
anos no setor de transporte de resíduos, a Global Soluções Ambientais conta com
alternativas completamente sustentáveis, como o coprocessamento de resíduos
industriais. Além disso, a empresa realiza também análises de
solo, entre outros serviços. O atendimento é realizado em todo o estado de São
Paulo, através de um sistema de logística eficiente, que visa sempre a
comodidade dos clientes. Entre em contato com a Global Soluções Ambientais ainda
hoje e peça sua cotação com uma das empresas de maior destaque do segmento.
COLETA DE ENTULHO
Seja para construir ou reformar em
qualquer espaço residencial, industrial ou em qualquer outro ambiente, uma das
principais preocupações é a quantidade de resíduos que o desenvolvimento desta atividade
certamente irá trazer.
A preocupação com a coleta de entulho não precisa
ser a pedra no sapato da vez, caso confie a tarefa nas mãos de quem pode
executar da melhor maneira possível. Pensando em contatar uma empresa que
realize esse tipo de serviço, certamente encontrará a Global Soluções Ambientais,
uma marca altamente preparada para atender qualquer tipo de demanda no segmento
de coleta de entulho, que ocupa um
lugar de destaque no mercado dentro do segmento de coleta de resíduos devido a
grande qualidade e satisfação dos clientes que fazem da Global Soluções
Ambientais sinônimo de um bom atendimento.
Em primeiro lugar porque a Global
Soluções Ambientais realiza um trabalho que envolve uma visão global sobre
gestão ambiental e o impacto de materiais pesados jogados diretamente na
natureza sem os devidos cuidados. Isso faz com que a sua operação, hoje
cobrindo uma área que alcança toda a grande São Paulo, incluindo outras cidades
da região metropolitana, toda a norma padrão legal que determina o modo como
esse tipo de material deve ser manejado e descartado.
Outro fator decisivo na hora de optar
pela Global Soluções Ambientais é o seu aparato altamente preparado à
disposição das mais diversas demandas.
Para o caso de coleta de entulho, por exemplo,
contamos com maquinário e caixas especiais na hora da operação.
Assinar:
Postagens (Atom)
NBR 7500
A norma NBR 7500 é uma norma que estabelece o procedimento adequado de identificação de transporte terrestre, manuseio, movimentação e a...
-
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO Desde o decorrer dos primeiros períodos da história a preocupa...
-
Coleta Seletiva O que é coleta seletiva? Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segu...
-
PRINCÍPIO DA VISÃO SISTÊMICA, NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Tal princípio também inaugurado pela Política Nacional de Resíduos Só...