Serviço Especializado em Coleta e Destinação de Resíduos Perigosos Diversos - Ligue (11) 4722-3991 ou Whats App (11) 97087-9818 logistica@gsambientais.com.br / orcamento@gsambientais.com.br
sábado, 2 de setembro de 2017
Gerenciamento Integrado dos Resíduos Industriais
Os resíduos industriais constituem um problema ambiental e o seu gerenciamento deve ser conduzido de forma adequada, seja pelo tratamento, disposição final ou reciclagem.
Os resíduos sólidos gerados nas indústrias devem ser segregados de acordo com a NBR-10.004 da ABNT e serão tratados e/ou destinados adequadamente de acordo com as suas características.
A especialidade da GLOBAL é o , buscando soluções ambientalmente adequadas a todos os resíduos gerados nas atividades da empresa.
O correto gerenciamento segue as etapas descritas abaixo:
1º Elaboração de PGRS:
A empresa deverá possuir Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS atualizado e seguir as suas diretrizes.
2º Elaboração de Ficha de Emergência e envelope:
De acordo com o Decreto 88.821/83 e Resolução 420 da ANTT, a ficha de emergência é um documento de responsabilidade do expeditor. A norma que especifica todos os requisitos desta ficha é a ABNT NBR 7503
3º Licenciamento Ambiental e Emissão de DTRP:
De acordo com o Decreto Estadual Nº 14.024 DE 06 de junho de 2012, a Declaração de Transporte de Resíduos Perigosos – DTRP deverá ser emitida pelo gerador de resíduos perigosos, no caso de transporte intermunicipal, e deve constar a quantidade anual estimada de resíduos transportada.
4º Segregação de resíduos nos pontos de geração:
Os resíduos sólidos industriais devem ser segregados de acordo com o tipo, conforme a LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 e a NBR 10.004 da ABNT.
5º Armazenagem de resíduos:
Os resíduos sólidos devem ser armazenados temporariamente para posterior tratamento e/ou destinação final de acordo com o tipo. Para armazenamento de resíduos perigosos, deve-se considerar a ANBT NBR 12.235/92 – Armazenamento de resíduos sólidos perigosos.
6º Registros de movimentação de resíduos:
Todos os registros relativos ao tipo e quantidade dos resíduos produzidos e o encaminhamento dado aos mesmos deve ser mantido atualizado.
7º Coleta de Resíduos:
O transporte dos resíduos é realizado em veículos adequados para cada tipo de resíduo e suas embalagens. Os motoristas são capacitados com o Curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Os motoristas e coletores são treinados para atendimento a Emergências.
8º Tratamento de Resíduos e/ou Destinação Final:
O tratamento consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de dano ao meio ambiente.
Assinar:
Postagens (Atom)
NBR 7500
A norma NBR 7500 é uma norma que estabelece o procedimento adequado de identificação de transporte terrestre, manuseio, movimentação e a...
-
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO Desde o decorrer dos primeiros períodos da história a preocupa...
-
Coleta Seletiva O que é coleta seletiva? Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segu...
-
PRINCÍPIO DA VISÃO SISTÊMICA, NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Tal princípio também inaugurado pela Política Nacional de Resíduos Só...