quinta-feira, 7 de março de 2019

coleta e o transporte de resíduos perigosos
Coleta e o transporte são etapas fundamentais para uma correta destinação de resíduos. A partir desses processos, o resíduo consegue chegar ao descarte final dentro da lei e sem prejudicar o meio ambiente.
A coleta e o transporte de resíduos perigosos devem ser feitos por empresas especializadas. Nesses processos, a segurança deve prevalecer, pois a maioria dos resíduos, possuem alta periculosidade. Por isso, caso eles sejam manejados incorretamente, podem acarretar consequências graves ao meio ambiente e a saúde.
Veja exemplos de resíduos perigosos:
  • Resíduos químicos
  • Resíduos industriais
  • Resíduos hospitalares
  • Líquidos inflamáveis e corrosivos
  • Lâmpadas, óleo, graxa, tintas, solventes e ácidos.
Esses materiais, em contato com o meio ambiente, podem provocar contaminação dos recursos naturais, poluição e morte de animais. Já em contato com o ser humano, pode provocar doenças e até a morte.
Com isso, é importante que empresas, poder público e sociedade, reconheçam que a coleta e o transporte adequado de resíduos é fundamental.

A coleta

Para a coleta de resíduos perigosos, é importante a orientação de empresas especializadas no assunto. Esse procedimento, que parece simples, pode se tornar altamente perigoso se for realizado de maneira incorreta.
Na etapa da coleta, muitas variáveis precisam ser analisadas, como por exemplo:
  • Local que o resíduo será deixado até o transporte;
  • Embalagem que protegerá o resíduo;
  • Condições climáticas do local em que resíduo será armazenado;
  • Fluxo de pessoas que estarão em contato com as embalagens.
Na coleta segura e ambientalmente responsável, tudo deve ser avaliado e pensado para que o resíduo não contamine o meio ambiente e nem as pessoas.

O Transporte

O transporte é uma parte muito importante da gestão de resíduos. Assim como a coleta, ele requer cuidados, pois muitos desses materiais, são perigosos e com altas concentrações de poluentes. Por conta disso, há uma série de leis ambientais que visam dar diretrizes para essa prática.
Legislação
  • ANTT: Resolução 420 para transporte de produtos e resíduos perigosos.
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): Norma 13.221 – Regulamenta o transporte terrestre de resíduos, definindo o procedimento adequado para encaminhar os efluentes coletados das empresas.
  • Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB):  A companhia exige o acondicionamento e armazenamento adequados dos materiais de acordo com as normas da ABNT 13221 – Transporte Terrestre de Resíduos –  e expede licença, por documento de autorização, o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CADRI.


CADRI
O CADRI é o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental. Ele é um documento emitido pela CETESB, e é responsável por aprovar o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.
Os resíduos que necessitam do CADRI para sua movimentação encontram-se divididos em resíduos classe I e Resíduos classe II A. Os resíduos classe I são perigosos e apresentam riscos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Eles podem apresentam em suas características a inflamabilidade, corrosividade, relatividade, toxidade e patogenicidade.  Já os resíduos classe II A (não inertes), podem ser biodegradáveis e solúveis em água.
MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos
Além do Cadri, outro documento muito importante utilizado para monitorar o transporte e a destinação de resíduos é o MTR. Para o transporte, a lei determina que toda vez que os resíduos forem levados para o destino final, a carga tem que ser acompanhada por um Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O MTR contém informações sobre o tipo do resíduo e sua classe, além de informações sobre o gerador e transportador do resíduo. Cada Estado possui diretrizes diferentes para a emissão do MTR e alguns ainda não possuem.
Além das leis e documentos mencionados, por apresentarem riscos à saúde das pessoas e contaminarem o meio ambiente, há uma série de especificações que tanto os veículos quanto os motoristas que transportam esses materiais devem possuir. Veja:
Veículo
– Deve atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) e estar em bom estado de conservação. Desse modo, não permitindo o vazamento de resíduos durante o transporte.
– Possuir licença especifica concedida pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
– Possuir o CIV (Certificado de Inspeção Veicular) e o CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos). Os dois certificados são fornecidos mediante a inspeção do INMETRO.
– Estar equipado com kit de emergência. Esse kit deve conter objetos como pá, cone de emergência, faixa de sinalização, entre outros.
– Ser identificado com rótulos de risco. Esses rótulos são placas luminosas que colocadas ao redor do veículo, servem para identificar o tipo de resíduo.  Os rótulos são muito importantes pois, em caso de acidentes, indicam de forma facilitada qual o resíduo que é transportado.
– Os caminhões devem possuir tacógrafo e extintores de incêndio específicos para cada tipo de resíduo transportado.
Motorista
– Possuir curso de MOPP (Certificado de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) fornecido pelo SEST/SENAT.
– Portar sempre a ficha de emergência em cada viagem. Essa ficha, contém informações sobre o tipo de resíduo e os procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.
– Estar preparado para agir em situações de emergência e estar apto para entrar em contato com os serviços de ajuda (polícia, corpo de bombeiros, defesa civil etc).

A Coleta e o transporte na Global Soluções Ambientais

Há uma série de leis e especificações para que seu empreendimento realize a destinação correta de resíduos. Com a ajuda da Global Soluções Ambientais isso se torna fácil!
A Global Soluções Ambientais fornece embalagens, orienta as empresas e realiza a coleta e o transporte de acordo com as necessidades de cada cliente. É importante lembrar que, no descarte correto, tudo é controlado! As leis e políticas vigentes regulam o trabalho de empresas como a Global.
Outro ponto importante, é que a Global Soluções Ambientais oferece certificados, notas e relatórios de fotos de todos seus processos. Com isso, sua empresa se torna sustentável e age dentro da lei.
Entre em contato conosco e realize a coleta e o transporte com segurança e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resíduos ? Temos a Solução !!! Ligue (11) 4722-3991