Pular para o conteúdo principal

conscientização do uso da água potável



Aprenda como economizar água sem muito esforço e a reutilizá-la também, seja do banho ou da lavanderia

Em meio a tantos programas de conscientização do uso da água potável ainda há muito desperdício. Desperdício de água no banho, ao lavar a louça, ao escovar os dentes, lavar calçada, etc.
O Brasil passou por uma séria crise de abastecimento de água potável no Brasil, uma porque não chovia há muitos meses e outra por desperdício. Todo estado sofreu e, ainda que tenhamos nos recuperado, é importante seguir algumas dicas de economia de água dentro de casa, para que as próximas gerações não sofram com a falta desse recurso indispensável para a vida de todo o planeta.
Então vamos lá:
Separamos as dicas por locais dentro de casa que consumimos água e como podemos fazer para economizá-la.

Economia de água em casa:

1 – Na cozinha
– Ao lavar a louça jamais ensaboe com a água escorrendo. Isso faz com que o desperdício seja enorme..
– Não jogue óleo de cozinha usado pelo ralo da pia, esse ato polui mais de 20 mil litros de água, além de entupir o encanamento e deixar mau cheiro.
2 – No banheiro
– Ao tomar banho deixe um balde vazio ao lado do chuveiro, deixe a água escorrer até encher. Ao usar o vaso sanitário despeje essa água como se fosse uma descarga. Isso economiza cerca de 20 mil litros de água.
– O mesmo vale para quando lavar o banheiro: utilize a água do chuveiro para lavar o local.
– Os vasos sanitários que possuem válvulas na parede gastam cerca de 30 mil litros.
– Reduza o tempo no banho, pois é o momento que mais se gasta água. O ideal é apenas 7 minutos de banho, mas tem gente que leva até 15 minutos. Desperdiça milhares de litros de água.
– Escove os dentes com a torneira fechada. Abra-a somente para enxágue.
3 – No jardim e na calçada
– Varra ao invés de lavar, quando possível.
– Se quiser lavar a calçada reutilize água de casa e não gaste uma nova água. Exemplo: você pode juntar água do chuveiro quando se toma banho. Mas se não houver uma grande necessidade, não utilize uma nova água para limpar a calçada. Ela pode esperar.
– Você também pode reutilizar água da máquina de lavar.
4 – Na lavanderia
– Junte todas as roupas até encher completamente a máquina, evitando, assim, várias lavagens, quando se pode fazer uma ou duas.
– Use a água coletada no banho para deixar roupas de molho.
5 – Em hortas
– Você pode utilizar um borrifador de água ou mangueira com menor pressão, que ajudam a economizar água.
6 – Dicas no geral
– Esteja sempre em alerta com as torneiras e, ao menor sinal de vazamento chame um técnico para consertar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO Desde o decorrer dos primeiros períodos da história a preocupação com a preservação ambiental já era nítida, e desta forma o conflito entre crescimento econômico e proteção ambiental esteve presente ao longo dos séculos. O aumento de bem-estar social proporcionado pelo vigoroso crescimento, bem como desenvolvimento econômico mundial ocorrido no século XX, é ameaçado pelas transformações ambientais ocorridas, em sua maioria, pela consequência das práticas deliberadas das ações humanas. No Brasil, desde o período colonial, já existiam instrumentos normativos que objetivavam proteger os recursos ambientais, no entanto, naquele momento a preocupação era de preservar em função de interesses econômicos provindos da exploração ambiental. Tal posicionamento perdurou até a década de 60, onde houveram mudanças drásticas na legislação ambiental com a criação do Estatuto da Terra (em 1964), e posteriormente o novo Códi...

descarte de resíduos perfurocortantes

 No Brasil , o descarte de resíduos perfurocortantes (por exemplo, agulhas, lâminas de bisturi, seringas com agulha, ampolas de vidro quebradas, pontas diamantadas usadas em procedimentos odontológicos etc.) segue normas específicas para proteger a saúde de trabalhadores e evitar contaminações . Em linhas gerais, essas orientações encontram respaldo na RDC ANVISA nº 222/2018 , na Resolução CONAMA nº 358/2005 , na RDC ANVISA nº 306/2004 (revogada em alguns trechos, mas ainda utilizada em vários aspectos) e em normas ABNT , como a NBR 13853 , que trata de embalagens para resíduos de saúde. Abaixo, os principais pontos sobre o correto descarte de perfurocortantes: 1. Definição e exemplos de perfurocortantes Definição : Qualquer objeto ou instrumento capaz de cortar , perfurar ou produzir lesão , potencialmente contaminado com material biológico. Exemplos : Agulhas, lâminas de bisturi, lancetas, ampolas de vidro, microagulhas, escalpes, pontas de sugador odontológico metálic...

Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR): o que é, como funciona e qual a importância para sua empresa

Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR): o que é, como funciona e qual a importância para sua empresa Empresas que geram resíduos são legalmente responsáveis pelo controle da destinação desses materiais. Um dos principais instrumentos para garantir a rastreabilidade e a conformidade ambiental é o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) — um documento obrigatório que registra todas as etapas do gerenciamento de resíduos, desde a geração até a destinação final. Na Global Soluções Ambientais , orientamos e assessoramos nossos clientes em todas as etapas desse processo, assegurando que cada operação esteja alinhada às exigências legais e às melhores práticas ambientais. O que é o MTR? O Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) é um documento eletrônico instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR). Ele deve ser emitido pelo gerador de resíduos e traz informações detalhadas sobre: A empres...