Pular para o conteúdo principal

descarte de materiais perfurocortantes


Descarte Correto de Resíduos de Saúde: o que você precisa saber

Você sabia que todo estabelecimento de saúde ou de interesse à saúde — como clínicas, consultórios, salões de beleza, barbearias e estúdios de tatuagem — é obrigado por lei a fazer o gerenciamento adequado dos resíduos gerados?

Segundo a RDC 222/2018 da Anvisa, o descarte, acondicionamento e destinação desses resíduos precisam seguir regras específicas para garantir a segurança de todos e a preservação do meio ambiente.

O que diz a legislação?

Um dos pontos mais importantes está relacionado ao descarte de materiais perfurocortantes (agulhas, lâminas, bisturis, entre outros). Eles devem ser descartados em caixas específicas, próprias para esse tipo de resíduo. Não é permitido utilizar garrafas PET, potes plásticos, embalagens de vidro ou papelão comum.

Além disso:

  • Nunca manipule resíduos infectantes para transferi-los de um recipiente para outro. O descarte deve ser feito diretamente na caixa de perfurocortante.

  • Verifique sempre se a caixa está montada corretamente e respeite a linha indicativa de limite de enchimento.

  • Após atingir o limite, a caixa deve ser lacrada e armazenada em local apropriado, separado dos resíduos comuns.

Transporte e destinação final

Outro ponto essencial: é proibido transportar resíduos de saúde em veículos particulares. O transporte deve ser feito por uma empresa licenciada, devidamente registrada nos órgãos ambientais. Além disso, você não pode deixar seus resíduos em estabelecimentos vizinhos, como farmácias ou postos de saúde.

Nos casos de prédios comerciais com várias salas, é permitido compartilhar o abrigo de resíduos desde que estejam na mesma edificação e haja uma estrutura adequada conforme a legislação.

Também é proibido:

  • Reutilizar ou reciclar resíduos perfurocortantes.

  • Esvaziar e reutilizar recipientes de descarte.


Conte com a Global Soluções Ambientais

A Global Soluções Ambientais oferece serviços completos e especializados para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde — da coleta à destinação final — sempre com segurança, responsabilidade e em total conformidade com a legislação vigente.

🔍 Conheça nossos serviços:
👉 www.gsambientais.com.br/servicos

📞 Central de Atendimento:
(11) 4722-3991

📱 WhatsApp para orçamentos:
(11) 94139-1967
https://wa.me/5511941391967

📧 E-mail para cotações:
orcamento@gsambientais.com.br

🌐 Solicite seu orçamento online:
www.gsambientais.com.br/orcamento

📍 Nossa localização no Google Maps:
Veja aqui

Reputação no Reclame Aqui:
Confira nossa avaliação


Garanta o descarte legal e seguro dos resíduos do seu estabelecimento. Fale com a Global e tenha tranquilidade com o respaldo de uma empresa licenciada, experiente e comprometida com o meio ambiente e a saúde pública.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO Desde o decorrer dos primeiros períodos da história a preocupação com a preservação ambiental já era nítida, e desta forma o conflito entre crescimento econômico e proteção ambiental esteve presente ao longo dos séculos. O aumento de bem-estar social proporcionado pelo vigoroso crescimento, bem como desenvolvimento econômico mundial ocorrido no século XX, é ameaçado pelas transformações ambientais ocorridas, em sua maioria, pela consequência das práticas deliberadas das ações humanas. No Brasil, desde o período colonial, já existiam instrumentos normativos que objetivavam proteger os recursos ambientais, no entanto, naquele momento a preocupação era de preservar em função de interesses econômicos provindos da exploração ambiental. Tal posicionamento perdurou até a década de 60, onde houveram mudanças drásticas na legislação ambiental com a criação do Estatuto da Terra (em 1964), e posteriormente o novo Códi...

descarte de resíduos perfurocortantes

 No Brasil , o descarte de resíduos perfurocortantes (por exemplo, agulhas, lâminas de bisturi, seringas com agulha, ampolas de vidro quebradas, pontas diamantadas usadas em procedimentos odontológicos etc.) segue normas específicas para proteger a saúde de trabalhadores e evitar contaminações . Em linhas gerais, essas orientações encontram respaldo na RDC ANVISA nº 222/2018 , na Resolução CONAMA nº 358/2005 , na RDC ANVISA nº 306/2004 (revogada em alguns trechos, mas ainda utilizada em vários aspectos) e em normas ABNT , como a NBR 13853 , que trata de embalagens para resíduos de saúde. Abaixo, os principais pontos sobre o correto descarte de perfurocortantes: 1. Definição e exemplos de perfurocortantes Definição : Qualquer objeto ou instrumento capaz de cortar , perfurar ou produzir lesão , potencialmente contaminado com material biológico. Exemplos : Agulhas, lâminas de bisturi, lancetas, ampolas de vidro, microagulhas, escalpes, pontas de sugador odontológico metálic...

NBR 7500 (SB54) de 04/2017 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos

A  NBR 7500 (SB54) de 04/2017 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos  estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para identificar produtos perigosos, a ser aplicada nas unidades e equipamentos de transporte e nas embalagens/volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento. Estabelece as características complementares ao uso dos rótulos de risco, dos painéis de segurança, dos símbolos especiais, dos rótulos especiais e dos símbolos de risco e de manuseio, bem como a sinalização das unidades e equipamentos de transporte e a identificação das embalagens/volumes de produtos perigosos discriminados na legislação vigente. Também estabelece os símbolos de manuseio, movimentação, armazenamento e transporte, para os produtos classificados como perigosos para transporte e os não perigosos, conforme previsto no Anexo P. Aplica-se...