Pular para o conteúdo principal

Mas como funciona a energia solar?



Os seres humanos e as sociedades necessitam de energia elétrica para quase tudo atualmente. Utilizamos eletricidade para tomar banho, iluminar nossas casas e nossas ruas, assistir à TV, acessar à internet, carregar a bateria dos celulares, entre inúmeras outras coisas. No entanto, para a produção de energia, os seres humanos causam muitas agressões ao meio ambiente, a exemplo do que ocorre nas termoelétricas e nas hidroelétricas.
Por isso, alguns cientistas pensaram: por que não fazer uso da fonte de energia mais abundante da Terra, o calor do Sol? Afinal, ela é limpa e renovável. Desde então, várias pesquisas vêm desenvolvendo algumas formas de produção de eletricidade e calor a partir da energia solar. Só no ano de 2013, cerca de um bilhão e meio de dólares foi investido nessa importante fonte de energia.
Mas como funciona a energia solar?
Existem duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a termossolar.
A energia fotovoltaica é produzida através de placas, geralmente feitas de silício. Essas placas, também chamadas de células fotovoltaicas, atuam no recebimento dos fótons (presentes nos raios solares) e na produção de elétrons a partir deles, o que é responsável pela geração de eletricidade em um processo chamado de “efeito fotoelétrico”, descoberto pelo famoso cientista Albert Einstein.

Exemplo de uma célula fotovoltaica, uma placa de energia solar
Já a energia termossolar é produzida a partir do aquecimento gerado pelo sol, em que o calor é transformado em eletricidade através da produção de vapor, que é responsável por girar turbinas ligadas a geradores de energia.
A energia solar é utilizada em residências localizadas em regiões com elevada insolação, utilizando o calor tanto para a produção de energia quanto para o aquecimento da água, e também nas chamadas usinas solares, que ainda são poucas no mundo. Os países que mais geram energia a partir de usinas solares e placas residenciais são, respectivamente, Alemanha, China, Itália, Estados Unidos e Japão.

Imagem de uma usina solar produtora de energia
A energia solar possui a vantagem de ser renovável, abundante, ocupar pouco espaço e, principalmente, não emitir gases poluentes na atmosfera. Por outro lado, os sistemas de produção de energia através dos raios solares são muito caros e dependentes de condições climáticas, além de possuírem baixo rendimento e pouca capacidade de armazenamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO Desde o decorrer dos primeiros períodos da história a preocupação com a preservação ambiental já era nítida, e desta forma o conflito entre crescimento econômico e proteção ambiental esteve presente ao longo dos séculos. O aumento de bem-estar social proporcionado pelo vigoroso crescimento, bem como desenvolvimento econômico mundial ocorrido no século XX, é ameaçado pelas transformações ambientais ocorridas, em sua maioria, pela consequência das práticas deliberadas das ações humanas. No Brasil, desde o período colonial, já existiam instrumentos normativos que objetivavam proteger os recursos ambientais, no entanto, naquele momento a preocupação era de preservar em função de interesses econômicos provindos da exploração ambiental. Tal posicionamento perdurou até a década de 60, onde houveram mudanças drásticas na legislação ambiental com a criação do Estatuto da Terra (em 1964), e posteriormente o novo Códi...

descarte de resíduos perfurocortantes

 No Brasil , o descarte de resíduos perfurocortantes (por exemplo, agulhas, lâminas de bisturi, seringas com agulha, ampolas de vidro quebradas, pontas diamantadas usadas em procedimentos odontológicos etc.) segue normas específicas para proteger a saúde de trabalhadores e evitar contaminações . Em linhas gerais, essas orientações encontram respaldo na RDC ANVISA nº 222/2018 , na Resolução CONAMA nº 358/2005 , na RDC ANVISA nº 306/2004 (revogada em alguns trechos, mas ainda utilizada em vários aspectos) e em normas ABNT , como a NBR 13853 , que trata de embalagens para resíduos de saúde. Abaixo, os principais pontos sobre o correto descarte de perfurocortantes: 1. Definição e exemplos de perfurocortantes Definição : Qualquer objeto ou instrumento capaz de cortar , perfurar ou produzir lesão , potencialmente contaminado com material biológico. Exemplos : Agulhas, lâminas de bisturi, lancetas, ampolas de vidro, microagulhas, escalpes, pontas de sugador odontológico metálic...

NBR 7500 (SB54) de 04/2017 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos

A  NBR 7500 (SB54) de 04/2017 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos  estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para identificar produtos perigosos, a ser aplicada nas unidades e equipamentos de transporte e nas embalagens/volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento. Estabelece as características complementares ao uso dos rótulos de risco, dos painéis de segurança, dos símbolos especiais, dos rótulos especiais e dos símbolos de risco e de manuseio, bem como a sinalização das unidades e equipamentos de transporte e a identificação das embalagens/volumes de produtos perigosos discriminados na legislação vigente. Também estabelece os símbolos de manuseio, movimentação, armazenamento e transporte, para os produtos classificados como perigosos para transporte e os não perigosos, conforme previsto no Anexo P. Aplica-se...