terça-feira, 25 de junho de 2019

Resíduos sólidos: transformando problema em solução



Todo resíduo sólido é originado de algum processo produtivo e o destino mais adequado para ele é possível através da sua reciclagem, reintroduzindo-o como matéria-prima em um novo processo.
Segundo uma pesquisa, apenas 3% de todos os resíduos sólidos produzidos no país são reciclados, quando aproximadamente 30% poderiam ser reaproveitados. Diante desse cenário, o governo vem adotando medidas de incentivo para que pessoas e indústrias possam aderir a práticas que permitam o desenvolvimento sustentável. Confira!

O que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A PNRS é uma lei que estabelece métodos para o tratamento adequado dos resíduos sólidos produzidos no Brasil. Foi sancionada pelo ex-presidente Lula durante o seu mandato e, por meio da reciclagem, tem o objetivo de solucionar problemas relacionados ao lixo, a médio e longo prazo, substituindo os lixões a céu aberto por aterros sanitários. Ao separar o que pode ser reciclado, o restante deverá ser encaminhado para esses locais.
A reciclagem de resíduos sólidos proposta pela PNRS visa melhorar a saúde das pessoas próximas aos depósitos de lixo, reduzir a poluição do meio ambiente e também a redução da exploração de recursos naturais para fins de obtenção de matéria-prima necessária em processos industriais.

A importância da reciclagem dos resíduos sólidos

Muitos produtos que utilizam resíduos sólidos reciclados carregam um apelo que desperta a consciência das pessoas quanto à responsabilidade social e ambiental. Além disso, a reciclagem dos resíduos sólidos garante aos catadores de materiais recicláveis condições de trabalho mais justas e humanas, redução da exploração da natureza, maior tempo de vida útil aos aterros e baixo impacto ambiental no descarte final.
Com essas ações, mais materiais descartados serão transformados em produtos novos e o volume de lixo será reduzido no país. Os resíduos sólidos representam verdadeiras fontes de matéria-prima. Em grande quantidade e diversidade, são uma alternativa barata de recursos para fomentar a produção industrial e viabilizar o desenvolvimento sustentável.

A gestão ambiental nas indústrias

Os resíduos sólidos descartados por indústrias estão entre as maiores causas do aumento da poluição em rios, mares e ar. Muitas vezes, são altamente tóxicos, acelerando ainda mais o processo de degradação da natureza.
A gestão ambiental, quando adotada como política ligada à toda a cadeia produtiva, contribui de forma concreta para evitar a contaminação do solo, dos rios e ecossistemas. Entre os benefícios que as empresas podem obter adotando a gestão ambiental está a associação da imagem da marca com boas práticas, conquistar seguidores estimulando a responsabilidade ambiental e social.
As melhores práticas incluem o melhor aproveitamento da matéria-prima, o reuso dos resíduos sólidos para compor a matéria-prima de outros produtos e o descarte final somente quando não puderem mais ser reutilizados para outro fim.
Como exemplo, podemos citar o ramo da construção civil. Grande parte dos resíduos sólidos descartados no setor é realizada de forma indevida e em locais inapropriados. Como o entulho é formado em sua maioria por tijolos, madeiras e azulejos, uma boa política de gestão ambiental pode ajudar a introduzir esses resíduos na própria estrutura predial, como artigo de decoração em paredes e pisos, por exemplo.
Além disso, o entulho pode ser reutilizado na composição da argamassa na obra, ruas podem ser pavimentadas e encostas podem ser contidas com os resíduos, gerando assim, um aumento da consciência ambiental e um desenvolvimento mais sustentável para as indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resíduos ? Temos a Solução !!! Ligue (11) 4722-3991